7ºANO / 8º ANO - ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE ARTES E HISTÓRIA - PROFESSRA NATÁLIA E PROFESSOR VINÍCIUS.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE ARTES E HISTÓRIA PARA TODOS OS SÉTIMOS E OITAVOS ANOS PROFESSORA NATÁLIA E PROFESSOR VINÍCIUS.


* LEIA O TEXTO, ANALISE AS PINTURAS E REALIZE AS ATIVIDADES QUE SEGUEM:

MULHERES NEGRAS, TRABALHO E ESCRAVIDÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA ARTÍSTICA. 


       ALÉM DOS ESCRAVOS QUE TRABALHAVAM NAS GRANDES LAVOURAS, NAS MINAS DE OURO E DENTRO DAS CASAS DE SEUS SENHORES, ERA COMUM OBSERVAR AINDA, NAS CIDADES, A PRESENÇA DOS CHAMADOS ESCRAVOS DE GANHO. ESTES ESCRAVOS OFERECIAM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DIVERSOS, COMO O TRANSPORTE DE CARGAS, BARBEARIA OU A FABRICAÇÃO DE REMÉDIOS. TOMAVAM CONTA DE PEQUENOS COMÉRCIOS, VENDIAM ALIMENTOS, ENTRE OUTROS PRODUTOS. GERALMENTE, ESTES ESCRAVOS REPASSAVAM BOA PARTE DO LUCRO AOS SEUS PROPRIETÁRIOS E FICAVAM COM UMA PEQUENA RENDA, DA QUAL PODERIAM SE ALIMENTAR MELHOR OU COMPRAR SUA LIBERDADE. 


     AS MULHERES, ESPECIFICAMENTE, EXERCIAM UM PAPEL PECULIAR DENTRO DESTE MODELO ESCRAVISTA. ERA DADA A ELAS PREFERÊNCIA EM DETERMINADOS SERVIÇOS, COMO, POR EXEMPLO, OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS E DE LAVAGEM DAS ROUPAS, QUE COSTUMAVA SER FEITA NAS FONTES OU NAS BEIRAS DOS RIOS. OS TRABALHOS RELACIONADOS AOS ALIMENTOS TAMBÉM ERAM REALIZADOS, MAJORITARIAMENTE, POR MULHERES ESCRAVAS: COZINHAVAM E EXECUTAVAM RECEITAS NAS RESIDÊNCIAS E, NAS RUAS, VENDIAM ALIMENTOS NATURAIS E PREPARADOS POR ELAS MESMAS. DENTRE ELES, OS MAIS PROCURADOS ERAM DOCES, BEBIDAS, CARNES FRITAS E GRELHADAS, QUITUTES, TEMPEROS E ETC. 

PINTURA 1 
MULATA QUITANDEIRA”, ÓLEO SOBRE TELA DE ANTÔNIO FERRIGNO, 1893. 
ACERVO DA PINACOTECA DE SÃO PAULO. 

PINTURA 2 
“BAIANA QUITANDEIRA”, ÓLEO SOBRE TELA DE GUIOMAR FAGUNDES, 1931. 
ACERVO DA PINACOTECA DE SÃO PAULO. 


ATIVIDADES 

1. DEPOIS DE ANALISAR AS INFORMAÇÕES TEXTUAIS E VISUAIS DAS PÁGINAS ACIMA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS MULHERES DAS PINTURAS 1 E 2 SÃO ESCRAVAS DE GANHO? QUAIS ELEMENTOS DO TEXTO E DAS PINTURAS TORNAM ESSA INTERPRETAÇÃO MAIS FÁCIL? 

2. PARA VOCÊ, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS PINTURAS 1 E 2? ANTES DE REGISTRAR SUA RESPOSTA, OBSERVE ATENTAMENTE AS EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS DAS MULHERES, SUAS VESTIMENTAS, AS PAISAGENS ONDE ELAS ESTÃO E AS CORES UTILIZADAS PELOS ARTISTAS. 

3. VOCÊ SE IDENTIFICA MAIS COM A PINTURA 1, COM A PINTURA 2 OU COM AMBAS? POR QUÊ? 

4. UTILIZE UMA FOLHA DE PAPEL E FAÇA UMA RELEITURA DAS PINTURAS. SUGERIMOS QUE VOCÊ MISTURE OS ELEMENTOS QUE MAIS CHAMARAM A SUA ATENÇÃO E CRIE SUA PRÓPRIA OBRA DE ARTE. SEJA CRIATIVO(A)! 

REALIZE AS ATIVIDADES , FOTOGRAFE E ENVIE PARA NÓS! 
ABRAÇOS! J