9º ANO / LÍNGUA PORTUGUESA / GÊNERO TEXTUAL - CANÇÃO E POEMA / PROFESSORA SÔNIA

GÊNERO TEXTUAL - CANÇÃO E POEMA

Os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, podem ou não apresentar rimas, mas tem no ritmo a sua marca essencial, tem modos de organização do discurso parecidos e visam a causar prazer estético.

Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua um instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade das pessoas.

O poema e a canção são semelhantes também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes, podem ou não conter rimas e se caracterizam pelo ritmo.

Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética.

Esses gêneros textuais estão totalmente presentes no nosso dia a dia, e podemos perceber que são vários os efeitos e sensações que a canção e o poema podem causar nas pessoas que tem a sensibilidade para apreciá-las.


Só para recordarmos:
  • Verso - é cada linha que forma o poema ou a canção
  • Estrofe - é um conjunto de versos
  • Rima - é a repetição de uma sequência de sons a partir da vogal da última sílaba tônica do verso.


Como atividade analisaremos um poema e uma canção, vamos lá?

1. Escute e leia o poema, depois responda as questões:




No Meio do Caminho

Carlos Drummond de Andrade


No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra


Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

QUESTÕES:

1. Quantos versos possui este poema?


2. Quantas estrofes estão formadas neste poema?


3. Essa pedra no meio do caminho só não pode ser:

A – desânimo
B – entusiasmo
C – tristeza
D – fraqueza
E – problemas



4. O “caminho”, nesse poema de Drummond, se refere a:

A – encruzilhada
B – estrada
C – campo
D – vida
E – tempo


5. “Na vida de minhas retinas tão fatigadas".
Substitua as palavras destacadas por um sinônimo


6. Qual é o cenário descrito no poema?


7. O que representa a pedra no poema?


8. Qual verso no poema mostra que o poeta é uma pessoa vivida e talvez idoso?


9. Que situações simbólicas essa pedra e esse caminho podem estar representado em nossa vidas?


10. O que pode estar representando essa pedra dentro do contexto atual? Justifique escrevendo um pequeno parágrafo a respeito.


2. Escute e leia a letra da canção, depois responda as questões:



AMOR PRA RECOMEÇAR

(Frejat/Mauricio Barros/Mauro Sta. Cecília)

Eu te desejo

Não parar tão cedo

Pois toda idade tem

Prazer e medo...


E com os que erram

Feio e bastante

Que você consiga

Ser tolerante...

Quando você ficar triste

Que seja por um dia

E não o ano inteiro

E que você descubra

Que rir é bom

Mas que rir de tudo

É desespero...


Eu te desejo muitos amigos

Mas que em um

Você possa confiar

E que tenha até

Inimigos

Pra você não deixar

De duvidar...



Desejo

Que você tenha a quem amar

E quando estiver bem cansado

Ainda exista amor

Pra recomeçar

Pra recomeçar...


Eu desejo

Que você ganhe dinheiro

Pois é preciso

Viver também

E que você diga a ele

Pelo menos uma vez

Quem é mesmo

O dono de quem...



Desejo

Que você tenha a quem amar

E quando estiver bem cansado

Ainda exista amor

Pra recomeçar...


01. Destaque na letra da canção dois versos que mostrem um diálogo com o leitor.


02. O eu lírico (poeta) declara o que ele deseja ao leitor. Enumere esses desejos, parafraseando a letra da canção.

03. Alguns desses desejos aparecem no texto com um conselho a mais. Observe:

“[...] E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...[...]”


Qual é a palavra que liga as ideias e qual a relação que ela estabelece entre essas ideias?

04. Segundo o texto, para que servem os inimigos?


05. No trecho:
“Eu desejo
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem...”

a) Diga a quem se refere o termo destacado.


b) Explique que relação é estabelecida pelo conectivo “POIS”.


c) Explique o que significa “ser dono” nesse trecho?


d) Escreva um parágrafo, explicando como deve ser a relação do ser humano com o dinheiro, segundo o texto.


06. Após a leitura, conclui-se que o amor é um sentimento que nunca deve acabar. Esse amor se refere só a um relacionamento? Explique.