9º ANO / ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE ARTES E HISTÓRIA - VOTO DE CABRESTO / PROFESSORA NATHÁLIA / PROFESSOR VINICIUS

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE ARTES E HISTÓRIA

PARA TODOS OS NONOS ANOS

PROFESSORA NATÁLIA E PROFESSOR VINÍCIUS

* LEIA OS TEXTOS, ANALISE AS IMAGENS E REALIZE AS ATIVIDADES QUE SEGUEM:

VOTO DE CABRESTO

DEFINIÇÃO

SEGUNDO O DICIONÁRIO AULETE DIGITAL, CABRESTO É:

1. ARREIO DE COURO OU DE OUTROS MATERIAIS, UTILIZADO PARA CONDUZIR ANIMAIS EM UMA MONTARIA OU PARA PRENDÊ-LOS A ALGO.

2. FIGURATIVO: QUALQUER COISA QUE CONTROLA, SUBJUGA, REPRIME E CONTROLA DE MANEIRA ARBITRÁRIA. EXEMPLOS:

“ANDAR DE CABRESTO”: SER DOMINADO POR ALGUÉM;

“TRAZER NO CABRESTO”: DOMINAR ALGUÉM IMPONDO-LHE AUTORIDADE, SUJEITANDO-O A VONTADE ALHEIA.

DISPONÍVEL EM: https://www.aulete.com.br/cabresto. ACESSO EM 16/06/2020.

ADAPTADO.

CONTEXTO HISTÓRICO

COM A DERROCADA DO SEGUNDO IMPÉRIO E O FIM DA ESCRAVIDÃO, O BRASIL INICIA O SÉCULO XX COM PROMESSAS OTIMISTAS DE DESENVOLVIMENTO CONDUZIDAS PELO NOVO REGIME REPUBLICANO. O PERÍODO DENOMINADO DE REPÚBLICA VELHA, DE 1889 A 1930, É MARCADO PELO DOMÍNIO DAS ELITES AGRÁRIAS QUE SE REVEZAVAM NO PODER E QUE TINHAM COMO CARACTERÍSTICA POLÍTICA UM ACENTUADO CONSERVADORISMO POLÍTICO, QUE SE TRADUZIA EM “ELEIÇÕES DE FACHADA”.

APRESENTA-SE AINDA A FORTE MARCA DO CORONELISMO NO AMBIENTE RURAL. POLÍTICA ADOTADA PELOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS E CORONÉIS QUE SOBREPUNHAM O SEU PODER DE MANDO DIANTE DE SEUS RIVAIS E SEUS DEPENDENTES. TODAS AS ATITUDES DO CORONEL ERAM APOIADAS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS QUE GARANTIAM O SEU PODER, CEDENDO-LHES O CONTROLE SOBRE VÁRIOS CARGOS PÚBLICOS. FICAVA SOB A RESPONSABILIDADE DO CORONEL FISCALIZAR OS VOTOS DE SEUS SUBALTERNOS, O TÃO CONHECIDO VOTO DE CABRESTO.

DISPONÍVEL EM: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/e2qdukOb.pdf.

ACESSO EM 16/06/2020. ADAPTADO.

IMAGEM 1 CHARGE DISPONÍVEL 
EM: https://www.todapolitica.com/voto-cabresto/.
ACESSO EM 16/06/2020


IMAGEM 2
“CAIPIRA PICANDO FUMO”, ÓLEO SOBRE TELA DE ALMEIDA JÚNIOR, 1893.
ACERVO DA PINACOTECA DE SÃO PAULO.


ESSA É UMA DAS OBRAS MAIS MARCANTES DE ALMEIDA JÚNIOR, UM DOS RESPONSÁVEIS POR INTRODUZIR O HOMEM BRASILEIRO NA PINTURA.

O CAIPIRA É UM HOMEM DE MEIA IDADE, FORTE, DE ROSTO MARCADO PELA DUREZA DA VIDA, QUE USA UMA CAMISA BRANCA DE MANGAS COMPRIDAS QUE VÃO ATÉ O PUNHO, COM UMA ABERTURA EM FORMA DE V NO PEITO, E UMA CALÇA AMARRONZADA, GASTA, COM A BARRA DOBRADA QUASE NO MEIO DA PERNA.

O ARTISTA DESTACA COM GRANDE REALISMO AS MÃOS ÁSPERAS E OS PÉS TOSCOS DO HOMEM, COM AS UNHAS SUJAS DE BARRO, ASSIM COMO A CALÇA, ASSINALANDO A VIDA DURA QUE LEVA NO TRATO COM A TERRA.

ESTA OBRA FICOU CONHECIDA PELA CONTRIBUIÇÃO REGIONALISTA DA PINTURA BRASILEIRA E POR INCENTIVAR UM ROMPIMENTO (AO MENOS NA TEMÁTICA) DOS ARGUMENTOS EUROPEUS RECONHECIDOS PELO PINTOR ITUANO.

DISPONÍVEL EM: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/caipira-picando-fumo-almeida-junior/ACESSO EM 16/06/2020. ADAPTADO.


ATIVIDADES

1. NOS TEXTOS, IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE O SIGNIFICADO, REALIZE UMA PESQUISA NOS DICIONÁRIOS ON-LINE E REGISTRE SUAS RESPOSTAS.

2. QUAIS SÃO AS RELAÇÕES QUE PODEMOS ESTABELECER ENTRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ARREIO”, APRESENTADO PELO DICIONÁRIO, E A IMAGEM 1?

3. SEGUNDO O TEXTO “CONTEXTO HISTÓRICO”, NA REPÚBLICA VELHA AS ELEIÇÕES ERAM “DE FACHADA”. O QUE SÃO ELEIÇÕES DE FACHADA? QUAIS ELEMENTOS DA CHARGE NOS AJUDAM A CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO?

4. ANALISANDO A CHARGE, COMO O ELEITOR PARECE ESTAR SE SENTINDO? ELE PODERIA VOTAR EM OUTRO CANDIDATO CASO QUISESSE? POR QUÊ?

5. A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS E DAS DUAS IMAGENS É POSSÍVEL SUPOR QUE O QUADRO “CAIPIRA PICANDO FUMO” REPRESENTA O ELEITOR BRASILEIRO DURANTE O PERÍODO DA REPÚBLICA VELHA. USANDO COMO BASE A CHARGE E O QUADRO, CRIE UMA OBRA QUE RETRATE UMA ELEIÇÃO QUE VOCÊ CONSIDERA JUSTA. SUA OBRA É LIVRE E PODE SER FEITA COM DESENHOS, COM FOTOGRAFIAS E A PARTIR DE COLAGENS. SEJA CRIATIVO!


REALIZE AS ATIVIDADES, AS FOTOGRAFE E AS ENVIE PARA NÓS!

ABRAÇOS! :)