7º ANO / 8º ANO | A RESISTÊNCIA NEGRA NO REGIME ESCRAVISTA: OS QUILOMBOS | HISTÓRIA | ARTE | PROFESSORA NATÁLIA | PROFESSOR VINICIUS
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE ARTES E HISTÓRIA
PARA TODOS OS SÉTIMOS, OITAVOS E NONOS ANOS
PROFESSORA NATÁLIA E PROFESSOR VINÍCIUS
* LEIA O TEXTO, ASSISTA AO FILME E REALIZE AS ATIVIDADES QUE SEGUEM:
A RESISTÊNCIA NEGRA NO REGIME
ESCRAVISTA: OS QUILOMBOS.
COSTUMA-SE PENSAR O QUILOMBO COMO “REFÚGIO DE NEGROS ESCRAVOS FUGITIVOS”. APESAR DE TEREM SE PASSADO CENTENAS DE ANOS, ESSA IDEIA DISTORCIDA DE QUILOMBO AINDA PERMANECE ENTRE NÓS. INSISTIR EM TAL CONCEITO SIGNIFICA NEGAR OU TORNAR INVISÍVEL O VERDADEIRO SENTIDO E HISTÓRIA DOS QUILOMBOS.
OS QUILOMBOS BRASILEIROS PODEM SER CONSIDERADOS COMO UMA INSPIRAÇÃO AFRICANA, RECONSTRUÍDA PELOS ESCRAVIZADOS PARA SE OPOR A UMA ESTRUTURA ESCRAVOCRATA, PELA IMPLANTAÇÃO DE UMA OUTRA FORMA DE VIDA. NESTE SENTIDO, O QUILOMBO NÃO SIGNIFICA REFÚGIO DE ESCRAVOS FUGIDOS. TRATAVA-SE DE UMA REUNIÃO FRATERNA E LIVRE, COM LAÇOS DE SOLIDARIEDADE E CONVIVÊNCIA, RESULTANTE DO ESFORÇO DE NEGROS ESCRAVIZADOS DE RESGATAR SUA LIBERDADE E DIGNIDADE POR MEIO DA FUGA DO CATIVEIRO E DA ORGANIZAÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE.
OS QUILOMBOLAS ERAM HOMENS E MULHERES QUE SE RECUSAVAM A VIVER SOB O REGIME DA ESCRAVIDÃO E DESENVOLVIAM AÇÕES DE LUTA E REBELDIA CONTRA ESSE SISTEMA.
AUTOR: KABENGELE MUNANGA É ANTROPÓLOGO DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO DEVIDO SUAS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES ACERCA DOS TEMAS RELACIONADOS À ESCRAVIDÃO, AO RACISMO, AOS DIREITOS HUMANOS E À CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. NASCEU NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO E, DESDE 1985, NATURALIZOU-SE BRASILEIRO.
LIVRO: PARA ENTENDER O NEGRO NO BRASIL HOJE: HISTÓRIA, REALIDADES, PROBLEMAS E CAMINHOS. SÃO PAULO: GLOBAL; AÇÃO EDUCATIVA, 2004.
FILME PANTERA NEGRA
LINK DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=WTOiLoXlfOI
O FILME PANTERA NEGRA, DIRIGIDO POR RYAN COOGLER, QUE ESTREIOU NOS CINEMAS EM 2018, TEM A SEGUINTE NARRATIVA: “APÓS A MORTE DO REI T'CHAKA (JOHN KANI), O PRÍNCIPE T'CHALLA (CHADWICK BOSEMAN) RETORNA A WAKANDA PARA A CERIMÔNIA DE COROAÇÃO. NELA SÃO REUNIDAS AS CINCO TRIBOS QUE COMPÕEM O REINO, SENDO QUE UMA DELAS, OS JABARI, NÃO APOIA O ATUAL GOVERNO. T'CHALLA LOGO RECEBE O APOIO DE OKOYE (DANAI GURIRA), A CHEFE DA GUARDA DE WAKANDA, DA IRMÃ SHURI (LETITIA WRIGHT), QUE COORDENA A ÁREA TECNOLÓGICA DO REINO, E TAMBÉM DE NAKIA (LUPITA NYONG'O), A GRANDE PAIXÃO DO ATUAL PANTERA NEGRA, QUE NÃO QUER SE TORNAR RAINHA. JUNTOS, ELES ESTÃO À PROCURA DE ULYSSES KLAUE (ANDY SERKIS), QUE ROUBOU DE WAKANDA UM PUNHADO DE VIBRANIUM, ALGUNS ANOS ATRÁS.”
COM UM ELENCO MAJORITAMENTE NEGRO, PANTERA NEGRA FOI ESTRELADO POR:
GOSTARÍAMOS DE PROPOR QUE AO ASSISTIR AO FILME VOCÊ PENSASSE EM WAKANDA COMO UM QUILOMBO, ONDE UMA SOCIEDADE AFRICANA DEFINE NOVOS PADRÕES PARA A VIDA EM COMUNIDADE E, DESSA FORMA, POSSIBILITA QUE SUA POPULAÇÃO SE DESENVOLVA DO PONTO DE VISTA SOCIAL, ECONÔMICO E TECNOLÓGICO.
BASEADO(A) NO TEXTO SOBRE OS QUILOMBOS NO BRASIL E NO FILME PANTERA NEGRA, GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ PENSASSE EM ALTERAÇÕES EM NOSSA VIDA ATUAL, COMO, POR EXEMPLO, O MODO DE TRABALHO OU O MODO DE MORADIA QUE PODERIAM SER DIFERENTES, CASO A ESTRUTURA E A LÓGICA QUILOMBOLAS FOSSEM DOMINANTES EM NOSSO PAÍS.
ATIVIDADES
01. ESCREVA UM PEQUENO PARÁGRAFO DESCREVENDO COMO SERIA O “BRASIL QUILOMBO” QUE VOCÊ GOSTARIA DE VIVER.
02. ILUSTRE ESTE PAÍS COM UM DESENHO. SEJA CRIATIVO(A)!
REALIZE AS ATIVIDADES, AS FOTOGRAFE E AS ENVIE PARA NÓS!
ABRAÇOS! :)